As terras de Potrero de los Funes foram herdadas por três irmãos, Justo, Antonia e Don Juan Esteban Funes. Este último foi quem chegou naquele então chamado Potrero Grande em 1792. Formou seu lar junto à sua esposa, Dona Rosa Paez de Lince, em 1822 e tiveram dez filhos. Ele e a sua família desenvolveram várias indústrias nesta localidade.
Hoje em dia, os restos de Dom Esteban Funes, a sua esposa e um de seus filhos, descansam na "Casa de los Saá", declarada Patrimônio Cultural e Histórico pela prefeitura da localidade.
O nome "Potrero de los Funes" debe-se à seus fundadores.
Esta cidade desenvolveu-se como turística, mas intensificou-se a partir da reconstrução do Dique Potrero Chico (atual Dique Potrero de los Funes) em 1927, e depois com a inauguração do Circuito Internacional Semipermanente-Boxes em 2008, que promove várias competições importantes como a Fórmula Renault, Fórmula Chevrolet, TC2000 e SÚPER TC-2000.
Foi reconhecida como cidade turística com a criação do "Hotel Internacional de Potrero de los Funes".
Hoje continua a crescer e acrescentando novas propostas para atrair turistas durante o ano todo.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO:
- O Aeroporto de San Luis (LUQ) Brigadier Mayor César Raúl Ojeda encontra-se a 20km de Potrero de los Funes (30 minutos aproximadamente).
-A Rodoviária EDIRO encontra-se a 14km. (20 minutos aproximadamente).
- As Rotas Nacionales são:
Rota Nacional 7 (de Mendoza y Córdoba)
Rota Nacional 8 (Córdoba)
Rota Nacional 20 (San Juan)
Rota Nacional 79 (La Rioja)
Rota Nacional 146 (Mendoza)
Rota Nacional 148 (Córdoba)
Rota Nacional 188 (Mendoza y La Pampa).