Não pode perder esse lugar maravilhoso! com as suas belas paisagens, a água cristalina do rio e a diversidade da flora do lugar. Mas não só vai encontrar paisagens bonitas onde passar uma tarde com a família, bebendo chimarrão, desfrutando da natureza e o ar puro, também tem muito para oferecer aos turistas que gostam de grandes aventuras, podem-se fazer trekking, caminhadas ou mountain bike.
Se tem acesso pelo setor que fica por trás da capela, por um caminho que leva até "Estancia Grande". Na metade do percurso encontra-se um “molle”, árvore de grande tamanho e um trilho por onde se desce ao "Rio Los Molles".
O "Rio de los Molles" é uma das vertentes do "Rio de Potrero de los Funes" que desemboca no "Dique de Potrero". No seu trajeto o rio vai fazendo poções e saltos d’agua atravessando quebradas muito pitorescas, coloridas, com uma maravilhosa flora ao seu redor como cortadeiras, rosas mosquetas e árvores frutais.
Já nas maiores alturas, encontram-se os cerros fartos de molles, dando desse jeito, magnificência ao monte serrano pelo seu verdor. Responde a níveis altos de umidade e atinge melhor desenvolvimento nas quebradas pelas quais ascendem notavelmente sendo as árvores que chegam a maior altura.
Na atualidade, temos que lamentar que o "Río de los Molles" encontra-se seco porque "Potrero de los Funes" está em emergência hídrica pela falta de chuvas e pela notável mudança climática destes últimos anos. Mas para finais da primavera e durante o verão de cada ano esperam-se as chuvas que enchem os rios fazendo uma transformação da paisagem que virá cheia de cores numa beleza inigualável. Embora cada época do ano tenha seus encantos por descobrir. Se você vem para Potrero, não perca isso!
Trakkeo:
Distância: 1,6km.
Desnível positiva: 1129m.
Desnível negativa: 989m.
Clique embaixo, no próximo vídeo.
Antes...
Atualmente, Potrero está passando por uma emergência hídrica e estamos esperando as ansiadas chuvas que historicamente encheram os rios.
Por isso, é importante ciudar da água.